Objetivo do Projeto 

O ranking de universidades empreendedoras surge com a proposta de mostrar quais as iniciativas das instituições de ensino superior no Brasil mais incentivam o empreendedorismo, dentro e fora da sala de aula. Seguindo nessa linha, o ranking seria uma forma de estimulo ao empreendedorismo dentro das organizações educacionais, dado um contexto em que, durante um longo período, as instituições de ensino no país tinham uma visão distante do empreendedorismo e da conexão com os jovens e além disso, as universidades brasileiras estavam posicionadas de forma insatisfatória nos ranking internacionais.

Metodologia Utilizada

Por meio da pesquisa de campo, realizada a cada dois anos, Instituições de Ensino Superior e seu alunado são ouvidos. Posteriormente, pontos de melhoria são elencados e a nota das universidades é calculada. Com os resultados obtidos, o livro do Ranking de Universidades Empreendedoras é produzido. As dimensões de Cultura Empreendedora, Inovação e Extensão tendem a medir o que substancialmente influencia no grau de empreendedorismo de uma IES. Já as dimensões de Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro são aqueles que medem os meios, proporcionando as melhores condições para o desenvolvimento do protagonismo acadêmico.

Resultado 
A última publicação, em 2019, foi apresentada no Congresso Nacional e, dada sua relevância, por meio dela foi possível investir cerca de 7 milhões de reais no ensino superior brasileiro. Abaixo, vemos as cinco universidades que mais se destacaram no ranking de 2019, bem como suas respectivas posições em cada critério.

 

No link Universidades Empreendedoras é possível ter a visão de qual universidade se destaca por região, como no exemplo abaixo:

http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/universidades-empreendedoras

https://universidadesempreendedoras.org/ranking/