NAGI

Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás – NAGI-PG

Responsável: Guilherme Ary Plonski
Coordenador: Prof. Moacir de Miranda Oliveira Jr.
Instituição Contratante: FINEP
Instituição Executora: PGT e Agência USP de Inovação
Data Início: 13/06/2012

O projeto se origina da participação do PGT em edital de chamada competitivo da FINEP, com vista ao desenvolvimento e implementação de um modelo novo de inclusão de empresas de pequeno e médio portes no sistema nacional de inovação . A iniciativa é fruto de recomendação do Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para Inovação (Pró-Inova).
Optou-se focalizar esta proposta do PGT no setor de Petróleo e Gás. Resultou essa opção : (i) da intenção do Governo do Estado e das entidades representativas e associativas industriais paulistas de aumentar expressivamente a inserção do setor empresarial do Estado de São Paulo na cadeia de valor de petróleo e gás, em especial pela descoberta de novas reservas no pré-sal da Bacia de Santos; e (ii) da importância de reforçar a presença da USP nesse setor, inclusive em face do adensamento do ecossistema de inovação em Santos – entre elas a implantação de uma unidade expressiva do Cenpes da Petrobras, o estabelecimento do Parque Tecnológico (em cujo projeto o PGT teve forte participação ) e a decisão da universidade de estabelecer em Santos uma presença da EPUSP (engenharia de petróleo e laboratórios voltados ao setor).
A arquitetura da participação do PGT envolveu o estabelecimento de parceria interna com a Agência USP de Inovação e de parceria externa com a FIESP e CIESP, que participam como co-executores, além de outros parceiros apoiadores.

LINK: http://nagipg.mybookcard.com