Projetos

Apoio à Institucionalização dos Núcleos de Inovação Tecnológica – CCTIES/SES

Responsável e Coordenador: Guilherme Ary Plonski

Instituição Contratante: Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde (CCTIES) da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES)
Instituição Executora: PGT/USP
Data Início: 31/10/2012

O projeto visa a tornar a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES) um ator relevante dos sistemas paulista e brasileiro de inovação tecnológica. O mote para nossa contratação foi a decisão da Secretaria de implementar Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) nos sete Institutos de Pesquisa a ela vinculados, entre os quais o Instituto Butantan, Dante Pazzanese e Instituto Adolpho Lutz, conforme determinado pela Lei Paulista de Inovação e dispositivos posteriores.


Estruturação e Operação do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do Vale da Eletrônica – NAGIVALE

Responsável: Roberto Sbragia
Coordenador: Moacir de Miranda Oliveira Jr.
Instituição Contratante: Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP
Instituição Executora: Centro Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI
Instituição Co-executora: PGT
Vigência: 09/11/2011 – 08/11/2014

O projeto se origina da participação do PGT em edital de chamada competitivo da FINEP, com vista ao desenvolvimento e implementação de um modelo novo de inclusão de empresas de pequeno e médio portes no sistema nacional de inovação. A iniciativa é fruto de recomendação do Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para Inovação (Pró-Inova).

Saiba Mais


Estudo da Competitividade da Média Empresa no Brasil – ANPEI CNPQ

Responsável e Coordenador: Guilherme Ary Plonski
Instituição Contratante: Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras – ANPEI
Instituição Executora: PGT/USP
Data Início: 22/07/2011

O projeto se origina da identificação de um segmento não estudado no espectro empresarial brasileiro – a média empresa, em particular daquelas que são inovadoras. A diferença do conhecimento expressivo sobre grandes empresas inovadoras, que inclui estudos de caso em profundidade, assim como da atenção crescente sobre a inovação nas empresas de pequeno porte, o entendimento dos processos e barreiras à inovação nas médias empresas é um território inexplorado em nosso meio acadêmico. A importância desse conhecimento cresce no Brasil, em face da ampliação do leque de empresas que foram bem sucedidas na fase nascente (start-ups), quer tenham sido incubadas ou não, e que atingiram o patamar que as classifica como de porte médio (em alguma das classificações praticadas no País).
O projeto tem por objetivo pesquisar e compreender o ambiente e os processos de inovação associados à competitividade da média empresa no Brasil, com ênfase nas indústrias e serviços intensivos em tecnologia.

 

 


Mapeamento das Incubadoras de Base Tecnológica do Estado de São Paulo

Responsável e Coordenador: Moacir de Miranda Oliveira Junior
Instituição Contratante: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.
Instituição Executora: PGT/USP
Data Início: 11/12/2012

O projeto, que resulta de convite da Secretaria, identifica e mapeia as Incubadoras de Base Tecnológica existentes no Estado de São Paulo, focalizando as seguintes dimensões: governança, financiamento das operações da incubadora, principais processos e principais resultados. Durante o projeto serão levantadas informações com vistas ao aprimoramento do funcionamento dos processos de execução e a eficácia da metodologia do apoio do Governo do Estado.
A oportunidade do Projeto se eleva em virtude de duas modificações recentes de contexto: a) inviabilização de diversas incubadoras, em face da redução abrupta e drástica do apoio do Sebrae SP à gestão desses mecanismos, decorrente de questões de natureza trabalhista que afetaram aquela entidade; e b) reformulação interna da SDECT, com a natural consolidação dos programas de apoio às incubadoras de empresas e aos parques tecnológicos na mesma Coordenadoria.


 

Projetos Anteriores