GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Anais do XVII Simpósio Nacional de Gestão da Inovação Tecnológica

26 a 28 de Outubro de 1992, São Paulo, SP

Roberto Sbragia e Jacques Marcovitch (Coordenadores)

APRESENTAÇÃO

Num mundo em rápida transformação, o progresso socioeconômico depende da geração e incorporação de inovações tecnológicas. Não somente o avanço técnico é o mais poderoso elemento influenciando o sucesso e o declínio de muitas organizações e indústrias, como as decisões governamentais precisam incorporar as tendências e perspectivas tecnológicas mais recentes. As escolas orientadas para a formulação de políticas e para a gestão do processo de inovação, por sua vez, necessitam educar e treinar pessoas para se tornarem administradores eficazes num ambiente de rápida evolução e de múltiplas interações com fatores físicos, sociais, culturais, econômicos e políticos, tanto a nível nacional como internacional.

Diante desse contexto, torna-se imprescindível a existência de um fórum permanente, orientado para a análise da atualidade, tendências e perspectivas no campo da Gestão da Inovação Tecnológica. O objetivo do Simpósio é, pois, criar uma oportunidade para a troca de informações entre os profissionais da área, tanto de origem acadêmica como prática, a respeito de seus mais recentes desenvolvimentos e experiências, bem como estimular a aplicação desses conhecimentos no seio das organizações representadas.

Anteriormente executado sob a denominação de Simpósio Nacional de Pesquisa de Administração em Ciência e Tecnologia, ao mesmo tempo em que mantém a tradição construída ao longo de vários anos, o simpósio, nesta sua versão reformulada, incorpora as mais recentes tendências mundiais neste campo, assim como as novas prioridades nacionais, onde uma ligação mais estreita entre a geração e a aplicação do conhecimento técnico-científico é cada vez mais necessária.

Este documento contém a versão completa dos cinquenta e um trabalhos submetidos e selecionados para o XVII Simpósio Nacional de Gestão da Inovação Tecnológica, constituindo-se numa fonte de informações sobre ideias, propostas, abordagens e mecanismos de interesse tanto acadêmico como prático. Os trabalhos, referendados pelo Comitê Científico através de um processo anônimo de julgamento e avaliação, estão agrupados em torno de oito grandes temas de estudo, os quais constituem os capítulos da presente publicação. Os temas são os seguintes:

1. Progresso Econômico-Social, Políticas Públicas e Sistema de Inovação Tecnológica
2. Financiamento da Inovação Tecnológica, Pólos Tecnológicos e Novos Negócios de Base Técnica
3. Processo de Inovação, Capacitação Técnica e Avaliação de P&D
4. Arranjos Interinstitucionais, Cooperação Técnica e Interação Universidade Indústria
5. Competitividade Industrial, Alianças Tecnológicas e Estratégias de P&D
6. Estruturas para Inovação e Gestão da Interface Organizacional
7. Clima para Inovação, Administração de Profissionais Técnicos e Aspectos Correlatos
8. Administração de Programas e Projetos Tecnológicos e Gestão da Qualidade e Produtividade

A Universidade de São Paulo, através da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, por intermédio do Instituto de Administração/Programa de Administração em Ciência e Tecnologia e do Núcleo de Política e Gestão em Ciência e Tecnologia – como um importante centro de ensino, pesquisa e extensão no campo da Gestão da Inovação Tecnológica, reconhece mais uma vez, com esta realização, a importância do esforço gerencial aplicado às atividades técnico-científicas e do seu impacto sobre o progresso industrial e econômico. Com efeito, manifesta o seu mais profundo reconhecimento a todas as organizações e pessoas que tornaram possível a realização do evento e desta publicação, na certeza de estar desempenhando seu papel na aquisição e disseminação de conhecimentos em áreas emergentes e prioritárias.

Roberto Sbragia/Jacques Marcovitch