Palestrantes:

Roque Rabechini Junior – Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil

José da Assunção Moutinho – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Moderador: Zózimo De Souza Jr. – Editor, Revista MundoPM

Descricão: As colaborações universidade-indústria desempenham um papel importante para a área de inovação. Seja para a pesquisa ou desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, os programas e projetos, neste ambiente, têm aumentado consideravelmente. A atual pandemia Covid-19 exige um número sem precedentes de colaborações universidade-indústria, e o seu sucesso nunca foi tão importante para a sociedade. A gestão de programas e projetos em ambientes colaborativos é caracterizada por metas muitas vezes ambíguas e por interesses heterogêneos dos parceiros, o que requer adequações das práticas existentes. Os programas colaborativos envolvem uma diversidade de projetos de P&D e trazem desafios adicionais, como definição de metas estratégicas para o programa, ou ainda a necessidade de experiência e habilidades gerenciais específicas em ambiente de organizações temporárias e multiculturais. Alguns desses desafios foram identificados e tratados no contexto de um grande programa colaborativo universidade-indústria de P&D em Portugal entre a Universidade do Minho e a Bosch Car Multimendia, que envolveu um investimento de mais de 74 milhões de euros e mais de 500 investigadores da universidade e colaboradores da Bosch.

PAPER DOWNLOAD