Uma pesquisa elaborada pelo Núcleo de Gestão e Tecnologia da USP (PGT – USP), em conjunto com a empresa de consultoria EMERGE, traçou o perfil de 693 pesquisadores brasileiros, englobando áreas como ciência da vida, ciência exatas, ciência tecnológica e multidisciplinar. E o resultado chama atenção: 53% dos pesquisadores já empreenderam ou inovaram no campo científico.
Dados mostram o perfil desses pesquisadores: idade média de 43 anos, ainda com predominância do sexo masculino, 31% com pós doutorado, 34% com doutorado, 20% com mestrado e 15% com graduação. Com relação a ocupação, 50% são professores universitários, 12% empreendedores, 11% pós graduandos, 6% pesquisadores de centro de pesquisa, 6% funcionários de indústria/empresa, 2% técnico universitário e 10% tem outro tipo de ocupação. Dentre os setores que mais se destacam para o empreendedorismo, temos: Agricultura, farmacêutico, saúde, alimentos, energia e o setor químico.
Segundo a pesquisa, esses profissionais buscam no empreendedorismo trazer soluções inovadoras para empresas e retornar benefícios para a sociedade. E uma das formas de fazer isso acontecer é trazer para o empreendedorismo o conhecimento da pesquisa em laboratório. É o que afirma um dos responsáveis pela pesquisa, Daniel Pimentel: “19% dos cientistas abriram empresas para explorar comercialmente as tecnologias que eles estavam desenvolvendo dentro de seus laboratórios”. Segundo ele, existe uma grande oportunidade para a criação e promoção de produtos inovadores que gerem valor para a sociedade e para o crescimento econômico do país.
Cientista brasileiro de destaque e um dos entrevistados pela reportagem, o professor de química e consultor de empresas Fernando Galembeck ressalta que a abertura da legislação no campo do empreendedorismo, bem como o ambiente mais favorável a inovação nas universidades tem sido alguns dos fatores que explicam essa crescente.

Fontes

Horizonte