Comissão Nacional de Energia Nuclear, em parceria com a UFPE, oferece cursos de pós-graduação em áreas relacionadas às suas atribuições. Inpe encerra na quarta-feira (16) prazo para submissão de trabalhos a serem apresentados em simpósio sobre sensoriamento remoto. Evento no LNLS debate uso da luz sincrotron em ciências agroambientais.

Por Ascom do MCTIC

Publicação: 11/11/2016 | 16:03

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriram as inscrições para os interessados em ingressarem nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas Nucleares. São oferecidas oportunidades nas áreas de aplicação de radioisótopos na indústria e medicina; aplicação de radioisótopos na agricultura e meio ambiente; dosimetria e instrumentação nuclear; engenharia de reatores; e fontes alternativas de energia. As inscrições se encerram em16 de dezembro. O edital e maiores informações podem ser acessadas aqui.

Sensoriamento remoto

O prazo para a submissão de trabalhos a serem apresentados no 18º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), que acontece em maio de 2017, se encerram nesta quarta-feira (16). O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Associação de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (Selper) e será sediado em Santos (SP). Mais informações podem ser obtidas aqui.

Luz síncrotron

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) organiza, nestas quinta (17) e sexta-feira (18) o Enviro 2016, evento destinado a debater temas emergentes em ciências agroambientais em que o uso da luz sincrotron tenha sido relevante. Os participantes vão utilizar as instalações do LNLS durante as atividades. Para saber mais, acesse esta página.

Física experimental

Ficam abertas até 20 de novembro as inscrições para a 2ª Escola Avançada de Física Experimental, promovida pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O evento acontece entre 6 e 17 de fevereiro de 2017 e é voltado para a promoção da atuação de jovens físicos em áreas experimentais. Os interessados podem se inscrever aqui.

Curso de comunicação científica

O Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) realiza, de 21 a 23 de novembro, um curso de comunicação científica. Oferecido pelo Fundo Newton, do Reino Unido, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), o curso tem foco na redação científica para melhorar as habilidades de comunicação de pesquisadores. O objetivo é aumentar o alcance e o impacto das pesquisas, incluindo a comunidade científica local e também a internacionalização de resultados e ações de pesquisa.

Metrologia das radiações ionizantes

De 21 a 23 de novembro, o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) sedia o 3º Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes. O encontro vai discutir temas como metrologia de raios-X e gama, nêutrons, radionuclídeos, entre outros. Mais informações podem ser acessadas nesta página.

Gerenciamento da radiação solar

No dia 22 de novembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sedia o Workshop em Ciência e Governança da Gerenciamento da Radiação Solar, na sua sede de São José dos Campos (SP). O evento vai abordar a geoengenharia de gerenciamento de radiação solar (SRM, na sigla em inglês), uma das propostas para o combate aos efeitos das mudanças climáticas. Para saber mais, clique aqui.

Preservação de acervos científicos

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) está com inscrições abertas para a 6ª edição do Curso de Preservação de Acervos Científicos e Culturais, que será realizado entre 28 de novembro e 2 de dezembro. O objetivo é ampliar o conhecimento na área da preservação de bens culturais de ciência e tecnologia. Além de palestras sobre proteção e a conservação de acervos, o curso promove visitas técnicas às áreas de guarda de acervos do Mast, ao Laboratório de Conservação e Restauração de Papel (Lapel) e ao Laboratório de Conservação de Objetos Metálicos (Lamet). As inscrições podem ser feitas até 18 de novembro. Clique aqui.

Inovação em mineração

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações abriu inscrições para o 3º Seminário sobre Inovação em Geologia, Mineração e Transformação Mineral (Inovamin), marcado para 29 de novembro em Brasília. O encontro reúne governo, empresas e instituições de pesquisa. A ideia é divulgar projetos cooperativos de sucesso no setor mineral e iniciativas de apoio à inovação em empresas. Saiba mais.

Etanol de segunda geração

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) promove o Workshop on Second Generation Bioethanol 2016, que vai discutir temas relacionados à produção de etanol 2G e outros produtos a partir de biomassa vegetal. Mais informações podem ser obtidas nesta página.

Segurança cibernética

Fica aberta até 16 de dezembro a Chamada Conjunta Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Segurança Cibernética, uma parceria entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a National Science Foundation (NSF) dos Estados Unidos. São disponibilizados até US$ 3 milhões por até dois anos. Cada proposta pode ter acesso a até US$ 600 mil. Saiba mais aqui.

 

Fonte: MCTIC