O objeto de estudo do presente projeto são startups de base científica e tecnológica, hoje mais conhecidas por startups deep tech focadas em soluções tecnológicas oriundas de descobertas cientificas. Em razão da emergência e importância recente dessa categoria de organizações, a literatura de estratégia empreendedora aponta lacunas na compreensão dos recursos críticos das startups deep tech. Um dos recursos críticos é a capacidade de inovação dessas organizações. O fato de trabalhar com tecnologias profundas tem impacto na capacidade de inovação dessa empresa. Não é possível apenas usar os modelos e ferramentas de gestão das empresas tradicionais e nem das startups de tecnologia aplicada. O entendimento da criação das capacidades perpassa por uma questão em aberta na literatura, tanto que tange as startups deep tech, e, também, relacionado a todo espectro das organizações, que é o aprofundamento do entendimento dos microfundamentos na criação de capacidades.
Objetivo da pesquisa
Mediante o estágio da literatura e ao objeto em questão, o presente projeto tem como questão central de pesquisa entender:
Como ocorre o processo de criação da capacidade de inovação em startups deep tech?
Assim, o objetivo do projeto é compreender os microfundamentos do processo de criação da capacidade de inovação em startups deep tech e oferecer um framework gerencial que permita levar para o grande número de startups deep techs uma ferramenta para que possa guiar a sua formação de capacidades de inovação.
Metodologias utilizadas
A investigação será feita por meio de uma abordagem qualitativa usando o método de estudos de caso. Serão investigados casos no Brasil e exterior.
Impacto
Espera-se contribuir com artigos, produtos tecnológicos de inovação de processo (framework), material instrucional e encontros de divulgação do conhecimento para stakeholders.
Integrantes do Projeto:
Prof. Dr. Felipe Mendes Borini
Responsável pelo projeto.
Silvia de Tommaso
Pós Doutoranda
Temática: Empreeendedor deeptech; Ecossistemas.
Contato: silviatommaso@usp.br
Ana Clara Berndt
Doutoranda
Temática: Deeptechs, Inovação Frugal
Fábio José dos Santos
Doutorando
Temática: Empreeendedor deeptech; Ecossistemas
Contato: fjsantos@usp.br
Rodolfo Ribeiro da Silva
Doutorando
Temática: Open Inovation; startups deep tech;
Contato: rodoribeiro@usp.br
Natalia Soares Artilha
Iniciação Científica
Temática: Empreeendedor deeptech; Ecossistemas.
Contato: nataliaartilha@usp.br
Cristina Doritta
Pós Doutoranda
Temática: Ecossistema Empreendedor; Base tecnológica
Contato: crisdoritta@usp.br
Edilson de Azevedo Santos
Doutorando
Temática: Empreeendedor deeptech; Mudança Organizacional.
Contato: edilsonazevedo362@gmail.com
Gisele Registro
Pós Doutoranda
Temática: Empreeendedor deeptech; Ecossistemas.
Contato:
Gabriel Mioranza de Medeiros
Iniciação Científica
Temática: Empreeendedor deeptech; Ecossistemas.
Contato: gabriel.demedeiros6@usp.br
Últimas produções e eventos:
-
SciBiz 2024 conta com a Participação do Grupo de Pesquisa DEEPS
Na semana de 17 a 21 de junho, o grupo de pesquisa DEEPS (Microfundamentos da Criação de Capacidades de Inovação em Startups Deep Tech) participou do SciBiz 2024 (Science meets Business). O evento teve como tema principal “Inovação por Missões: Deep Techs e a Neoindustrialização”. E não apenas participaram como o Mestre em Administração Fábio […]
-
2º Fórum Brasileiro de Deep Techs Conta com a Participação do Grupo de Pesquisa DEEPS
No dia 13/06 o grupo de pesquisa DEEPS (Microfundamentos da Criação de Capacidades de Inovação em Startups Deep Tech) participou do 2º Fórum Brasileiro de Deep Techs com algumas das principais lideranças do tema. Durante todo o dia discutimos caminhos para viabilizar investimentos e aproveitamos para fortalecer a rede de apoio, gerar conexão, conhecimento e […]
-
Thinkbox: The cumulative transitions of the deep tech entrepreneur
Thinkbox: The cumulative transitions of the deep tech entrepreneur Abstract This paper focuses on the journey of the scientist who becomes an entrepreneur, henceforth the deep tech entrepreneur. Deep tech entrepreneurs are founders of so-called deep tech companies or startups. This essay assumes that a deep tech startup is an organization driven by a scientific […]