O Observatório Universidades Empreendedoras será um espaço colaborativo de produção de conhecimento, exposição de casos inspiradores e conectividade entre estudiosos e praticantes. Seu foco é o movimento da crescente busca de formas ativas capazes de dinamizar a interface entre as instituições universitárias e o seu entorno socioeconômico.

Essa busca cada vez mais intensa pode ser constatada em nações e regiões de perfis bastante distintos. Reflete a percepção que se generaliza da importância do conhecimento organizado, da formação de qualidade e do empreendedorismo inovador, na acepção mais ampla dessa expressão, para a melhor compreensão dos desafios das sociedades e para a formulação de soluções multicritérios adequadas, que estejam baseadas na combinação virtuosa de ciência e sensibilidade. Surgem assim a curiosidade e necessidade de entender, acompanhar e, quando possível, influenciar esse fenômeno. É preciso conhecer as configurações originais criadas para viabilizar novos papeis da universidade. E, também,  reconhecer as tensões geradas pelas expectativas, quer da própria comunidade acadêmica como de outras partes interessadas, de que a universidade venha a assumir papeis distintos dos já tradicionais.

Iniciativa do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP (PGT), o Observatório Universidades Empreendedoras se propõe, a partir do desenvolvimento de projetos e articulação de diversas organizações e instâncias, convergir agendas, organizar e produzir conteúdo, realizar eventos, promover conexões e gerar estímulos e subsídios para políticas públicas.

A apresentação dessa iniciativa ocorrerá em Seminário aberto, que ocorrerá no dia 12 de dezembro de 2017, às 10 horas, no Auditório do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA). O IEA é parceiro natural em iniciativas dessa natureza, uma vez que a questão da Universidade, em suas múltiplas facetas, tem estado presente ao longo de sua trajetória.

O Seminário iniciará pela apresentação do Índice de Universidades Empreendedoras 2017, que acaba de ser produzido pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Jr.). Na sequência, serão apresentados dois importantes projetos em desenvolvimento: (i) de caráter internacional: Global Entrepreneurial University Metrics (GEUM), realizado pela Triple Helix Association; e (ii) de âmbito nacional: Proposição e Validação de Indicadores de Universidade Empreendedora, envolvendo um conjunto de pesquisadores de diversas instituições, liderado pela UNIRIO.

Em seguida será apresentado o primeiro Panorama das Empresas Nascidas na USP, estudo inédito, feito segundo abordagem de tipo big data. Trata-se de iniciativa que converge esforços da Pró-Reitoria de Pesquisa, da Superintendência de Tecnologia de Informação, da Agência USP de Inovação (Auspin), do Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) e do PGT.  Finalmente, será delineado o Observatório Universidades Empreendedoras.

Evento gratuito e com inscrição prévia: https://goo.gl/forms/3fukw51vxqHlPpuG2